Início » Campo, Destaque, Gênero, Juventude, mais recentes

Oficinas mobilizam mulheres do Sul da Bahia

30 setembro 2010 Comentários desativados em Oficinas mobilizam mulheres do Sul da Bahia

No dia 23 de setembro, a comissão de gênero do Movimento dos (as) Trabalhadores (as) Assentados (as), Acampados (as) e Quilombolas da região do Sul da Bahia (Ibirapitanga) realizou oficinas de aprendizagem prática com os grupos de mulheres de duas comunidades.  Dessa vez, as mulheres aprenderam a fazer óleo perfumado (cosmético artesanal) e já se reuniram para fazer lasanha de aipim, sabonete e sabão artesanal.

O principal objetivo dessas oficinas é a mobilização das mulheres em torno do fortalecimento da organização dos grupos. Segundo a comissão de gênero, as mulheres não se reúnem meramente para fazer coisas:  as oficinas têm possibilitado a reorganização dos grupos de mulheres em quase todas as comunidades , além de ser um espaço de discussão sobre aspectos importantes para o fortalecimento da participação da mulher, seu protagonismo e empoderamento.

Essas ações de mobilização dos grupos de mulheres têm sido realizadas com o apoio do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), por meio do projeto de Formação de Lideranças Femininas,  impulsionado tanto no Sul da Bahia como no Sudoeste, nas comunidades assessoradas pelo CEAS. O projeto traz questões importantes para a discussão nas comunidades que tem a ver com a importante participação das mulheres na luta pela terra e com a diminuição da participação das mesmas nos espaços considerados como espaços de poder.  Além disso, o projeto contribui com a formação política de novas lideranças, ajudando na renovação do quadro.

Esta página não recebe comentários.