Início » Campo, Destaque, Gênero

Encontro avalia ações de Projeto de Lideranças Femininas

30 setembro 2010 Comentários desativados em Encontro avalia ações de Projeto de Lideranças Femininas

As coordenadoras dos grupos de mulheres das comunidades articuladas pelo Movimento CETA,  no Sul da Bahia se encontraram no dia 24 de setembro, em Ubatã, na comunidade Iacina. O objetivo foi avaliar as ações do Projeto de Formação de Lideranças Femininas impulsionado pelo CEAS e pelo Movimento e discutir o fortalecimento do protagonismo das mulheres.

Para as coordenadoras dos grupos presentes nesse encontro, as oficinas de mobilização têm contribuído para a inserção de novas mulheres nos grupos. No assentamento São João, a associação destinou uma área de produção coletiva para as mulheres e as mesmas têm conseguido cuidar da área, plantar e vender a produção. Com isso, elas estão conseguindo certa autonomia financeira para o grupo, o que tem garantido manter as atividades e ainda dividir entre as mulheres o dinheiro restante.  Todo o trabalho de limpar a roça, plantar e colher é feito coletivamente.  Esse exemplo, vivido pelo grupo de mulheres dessa comunidade, nos mostra que a transformação da situação de submissão vivida por um número ainda significativo de mulheres deve ser também enfrentada por meio de ações que fortaleçam  a sua autonomia financeira.

As coordenadoras dos grupos ali reunidas, juntamente com a assessoria do Ceas, viram a necessidade de continuar apostando no processo de formação política para as mulheres, mesmo tendo que superar as diversas dificuldades que acabam levando algumas mulheres a desistirem das atividades formativas. Exemplos disso: os empecilhos colocados por alguns companheiros, que dificultam ou impedem que suas companheiras participem das atividades formativas, e as diversas s atividades atribuídas a mulher, como o cuidado com os filhos pequenos e outras.

Para finalizar o encontro, as mulheres discutiram e planejaram a assembléia de mulheres prevista para acontecer ainda este ano.

Esta página não recebe comentários.