Início » Cidade, Destaque

UFBA realiza a 3ª edição do workshop Projetos Urbanos para Salvador em parceria com o CEAS e UNEB

21 outubro 2011 Comentários desativados em UFBA realiza a 3ª edição do workshop Projetos Urbanos para Salvador em parceria com o CEAS e UNEB

Chegou ao fim nesta sexta-feira 14/10, a terceira edição do workshop Que cidade é essa?, evento anual da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA). Neste ano, o evento, que visa discutir os problemas urbanos de Salvador e oferecer projetos com visões alternativas sobre a cidade, contou com a parceria do CEAS e ainda desenvolveu projetos para duas ocupações do Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB) em Salvador.

 

O workshop iniciou-se com um clico de palestras entre os dias 2 de setembro e 7 de outubro que discutiram questões da cidade de Salvador sob uma perspectiva multidisciplinar, que abordaram desde a problemática da “fabricação” da cidade, passando pelas questões dos territórios tradicionais e pelos territórios de vanguarda no pós-guerra. Na oportunidade, três representantes do Fórum de Articulação das Lutas nos Territórios Afetados pela Copa 2014 (FALTA Copa 2014) também fizeram uma exposição trazendo as discussões acumuladas no fórum.

A proposta de trabalhar com o MSTB nesta edição do evento surgiu a partir do convite de parceria que a professora da FAUFBA Any Ivo fez ao CEAS. O CEAS então, em diálogo com o movimento, sugeriu que os proje tos fossem feitos em duas ocupações do subúrbio soteropolitano: a Toster, localizada no bairro de Lobato e a Quilombo do Paraíso, no bairro de Periperi.

Durante os dias de elaboração do projeto, 300 estudantes que participaram do workshop se dividiram em vinte grupos de trabalho para elaborar projetos para duas ocupações do MSTB. Desde a primeira visita às ocupações, sábado 8 de setembro, os grupos se dividiram para conhecer as comunidades e pensar os projetos em diálogo com os/as moradores/as.


O workshop também contou com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que garantiu a participação de estudantes do curso de urbanismo da instituição.

 

 

 

Confira aqui os projetos desenvolvidos pelos/as estudantes.

 

Assista abaixo à reportagem da Webtv UNEB.

 

 

 

 

 

 

Esta página não recebe comentários.