Início » Destaque

Projeto em parceria com o CEAS promove capacitação em economia solidária

10 maio 2012 Comentários desativados em Projeto em parceria com o CEAS promove capacitação em economia solidária

Nos últimos dias 09 a 13 de abril, aconteceu em Salvador o primeiro módulo do projeto de capacitação em análise de viabilidade econômica em empreendimentos solidários para gestores públicos e de agentes da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) ligados à Superintendência de Economia Solidária (SESOL). Realizado na Casa de Encontro das Irmãs Mercedárias, o evento contou com a presença de trinta e quatro  técnicos e agentes da SETRE/SESOL e um Agente de Desenvolvimento da Associação Filhos do Mundo (FEME).

O programa de capacitação é desenvolvido desde janeiro como uma parceria entre o CEAS, a SETRE,  a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Católica do Salvador (ITCP/UCSAL) e tem como objetivo ampliar os conhecimentos e práticas direcionadas para o desenvolvimento de estratégias para a sustentabilidade de empreendimentos da economia solidária.

Para o professor e pesquisador Gabriel Kraychete, que ministra o curso, uma atividade como essa é extremamente importante porque os conhecimentos e gestão e administração tradicionais estão voltados para um outra lógica, a lógica do lucro, por isso, para ele: “o desafio aqui é capacitar esses técnicos para atenderem empreendimentos associativos, levando em consideração as características peculiares da economia solidária, aspectos como gestão, viabilidade, sustentabilidade e condições diversas”, explica.

Neste primeiro módulo, cujo tema foi a “Viabilidade Econômica e Sustentabilidade dos Empreendimentos da Economia Popular Solidária”, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências através de simulações e  estudos de viabilidade em empreendimentos associativos.

Ao final desta primeira etapa, cada participante ficou com a responsabilidade de realizar um estudo de viabilidade de um empreendimento no Estado, devolvendo este resultado no próximo módulo, que acontecerá no mês de Junho.

 

Com informações da SETRE

Para mais informações acesse os sites dos parceiros nesse projeto: SETRE, CAR e ITCP

Esta página não recebe comentários.