Home » Programa Urbano

Programa Urbano

O CEAS atua junto a movimentos populares urbanos de Salvador e de sua Região Metropolitana praticamente desde sua fundação, e tem desenvolvido uma metodologia de trabalho que se mantém estável, apesar da grande variação de públicos acompanhados ao longo do tempo. Buscamos, junto aos movimentos populares urbanos, resistir às intervenções urbanas do Estado e do capital imobiliário e turístico; a partir desta resistência, que tem como eixo fundamental a moradia popular, propõe-se um novo modelo de comunidade, baseada no atendimento aos direitos fundamentais e sociais básicos, na solidariedade, na justiça social, na participação popular e na democratização das instituições do movimento popular.

A atuação do CEAS envolve a participação em reuniões com autoridades públicas junto com representantes dos movimentos populares – sempre no papel de acompanhante ou de assessor técnico, jamais como protagonista; a realização de cursos de formação para os movimentos populares; a visita cotidiana às comunidades e movimentos acompanhados; a articulação entre movimentos populares urbanos e também destes com movimentos populares rurais.

A Equipe Urbana do CEAS conta hoje com um sociólogo, uma assistente social, um bacharel em Direito, um padre e um escolástico jesuíta, com larga experiência em acompanhamento de movimentos populares. Esta equipe atua hoje junto ao Movimento de Sem Teto da Bahia (MSTB) fazendo parte da Comissão Pedagógica de seu curso de formação política; além disso, está presente também nas seguintes áreas de Salvador:

1) Marechal Rondon;