CEAS encerra ano jubilar com lançamento do livro “O fazer político da Bahia na República” de Joaci Cunha

Militantes do MPA entram no 8º Dia de Greve de Fome contra a Reforma da Previdência
12/12/2017
Experiência agroecológica transforma a vida de comunidades na Bahia
19/12/2017
Como encerramento do ano jubilar, O CEAS realizará, no dia 15 de dezembro, às 18h, em sua sede, o lançamento do livro “O fazer político da Bahia na República (1900-1930): matriz das relações entre Estado”, corporações e políticos”, de Joaci de Sousa Cunha, assessor da entidade. Na ocasião, também será lançada e disponibilizada a versão impressa da edição 241 do Cadernos do CEAS, editada em parceria com a UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco) e apoio da Companhia de Jesus.

Segundo detalha o autor, o

livro aborda o fazer político da Bahia na República, entre 1900 e 1930, discutindo as ações do poder público baiano sobre a formação de alguns elementos da infraestrutura econômica, como ferrovias, energia e navegação. A análise prioriza as relações estabelecidas pelos representantes deste estado com as corporações empresariais nacionais, o capital estrangeiro, com o poder público e a política federal, promovendo uma releitura do papel e natureza da atuação estatal na história baiana e nacional. A obra, ilustrada pela artista plástica Lílian Morais, preocupa-se em compreender o processo sociopolítico estadual, vinculando-o a importantes questões materiais, o que constitui um tema praticamente in

explorado na historiografia sobre a Bahia, muito focada nas personalidades de vulto e instituições partidárias.

Já a revista traz 11 artigos sobre variados temas, que passam pela política nacional e externa do Brasil, relações entre países da América do Sul, direitos humanos, questão indígena, entre outros. Você pode acessar a versão digital e para download (veja aqui).

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
WhatsApp