Dossiê África: nova edição dos Cadernos do CEAS

Camponesas e quilombolas da Bacia do Rio Pardo lançam campanha “Mulheres que ousam lutar”
14/11/2018
Nota pública sobre a declaração do prefeito de Salvador acerca da revitalização dos Arcos da Ladeira da Conceição
07/02/2019

A edição 245 da revista Cadernos do CEAS traz um dossiê sobre a África, abordando questões relativas ao avanço do capitalismo no continente e também a relação de países africanos, especialmente o que sofreram com a colonização portuguesa, com o Brasil.

Ao todo, são 11 artigos e uma entrevista, a qual traz Chico Carneiro, cineasta brasileiro que vive em Moçambique há 32 anos e busca, através da linguagem cinematográfica, registrar histórias de luta e vida do povo moçambicano.

Este número contou com a coordenação da Professora Elsa Kraychete, autora do artigo que abre a edição. “Aproximações para compreender a África contemporânea” introduz uma abordagem histórica sobre as contradições das relações econômicas e o reposicionamento do continente no século XXI. Também na atualidade, a África tornou-se alvo de disputas geopolíticas contemporâneas, tendo as transações comerciais chinesas em crescimento e superado em mais de quatro vezes as realizadas pelos EUA e União Europeia.

A presente edição procurou focar nesse cenário pouco discutido, dando continuidade às discussões iniciadas na edição 242, comemorativa dos 50 anos do CEAS, que buscou aprofundar o debate sobre a aproximação do Brasil com os países africanos e latino-americanos, via intensificação das relações comerciais, investimentos e cooperação intergovernamental para o desenvolvimento. Mas conta ainda com artigos sobre agronegócio, reforma agrária e campesinato.
A edição 245 está disponível em versão digital. Confira aqui
Please follow and like us:

Os comentários estão encerrados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
WhatsApp