Edição 246 do Cadernos do CEAS traz Dossiê sobre Saúde Mental no Brasil

Entidades realizam a 4º Semana de Estudos Amazônicos
16/07/2019

A nova edição da revista Cadernos do CEAS tem como tema principal a Saúde Mental no Brasil no contexto de desmonte das políticas públicas de saúde, principalmente do SUS, e de retrocessos sociais que ameaçam importantes conquistas e avanços, como o movimento da Reforma Psiquiátrica no país.

O Dossiê, com a coordenação da professora Ana Maria Fernandes Pitta, conta com oito artigos sobre a questão. Entre eles, o estudo “A violência da contrarreforma psiquiátrica no Brasil: um ataque à democracia em tempos de luta pelos direitos humanos e justiça social”, assinado por Ana Pitta e Ana Paula Guljor, que “apresenta uma análise da luta pela Reforma Psiquiátrica e suas conquistas e do avassalador processo de desconstrução dessa política no contexto dos retrocessos políticos, econômicos e sociais a que o Brasil vem sendo submetido a partir de 2015”.  Este introduz a série, que aborda também o direito à saúde, aspectos da luta antimanicomial, política de drogas,  gestão do SUS, entre outras questões específicas sobre o tema.

A edição 246 traz ainda artigos que tratam da questão urbana. O primeiro deles, “É a favela o modelo de um “urbanismo insurgente”? Pistas para um estudo das formas disciplinar e securitária de produção do espaço urbano de Salvador” de Manoel Nascimento, que analisa o processo de formação da cidade do Salvador, de 1946 a 1988, marcado pela centralidade das favelas.

Por último, o “Estudo socioambiental da bacia do rio Pardo: irrigação, monoculturas e crise hídrica”, um relatório da pesquisa encomendada pelo CEAS sobre a problemática que envolve a bacia e as populações do seu entorno, inaugurando a seção Notas de Pesquisa na revista Cadernos do CEAS.

Confira a nova edição no site e disponível para download.

Please follow and like us:

Os comentários estão encerrados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
WhatsApp