Encerramento do ano jubilar do CEAS terá lançamento de revista e livro

No dia 15 de dezembro, às 18h, o Ceas realizará os lançamentos da edição 241 dos Cadernos dos CEAS, em versão impressa, e do livro “O fazer político da Bahia na República (1900-1930)” de Joaci de Sousa Cunha, assessor da entidade. O evento, que acontece na sede, encerra as atividades do ano jubilar, quando o Ceas completou 50 anos de vida e luta pelas causas populares, ao lado dos parceiros e movimentos sociais.

A edição da revista do CEAS, que agora conta com a parceria da UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco) e tem apoio da Companhia de Jesus, já está disponível em versão digital e para download (veja aqui) desde setembro, porém, agora será lançada e disponibilizada em sua versão impressa. Ela é composta por 11 artigos que tratam de temas diversos: política agrária no governo Temer, a atuação do CEAS durante a Ditadura Militar, a relação entre os países da América Latina e do Brasil com a África, luta do povo indígena, trabalho das mulheres, entre outros.

Já o livro “O fazer político da Bahia na República” é uma análise histórica, de 1900 a 1930, da política baiana, a partir das relações dos grupos sociais com a construção da infraestrutura estadual, como as ferrovias, os portos, as reformas urbanas, a energia, entre outros.