Edição 243 da revista Cadernos do CEAS disponível em versão digital

A edição 243 dos Cadernos do CEAS  já está disponível em versão digital no site. Este número é composto por dez  artigos que abordam temas fundamentais – como gênero, raça e etnicidades, direitos e políticas públicas – para a compreensão do cenário atual e os desafios impostos para o enfrentamento às políticas neoliberais associadas ao pensamento reacionário.

Os trabalhos desta nova edição, a partir de diferentes abordagens, permitem a reflexão sobre como tais questões estruturam a realidade social brasileira. Diferentes textos abordam a situação das mulheres negras, e também indígenas, relacionando com questões como emprego e trabalho, saúde, resistência às múltiplas violências e políticas públicas voltadas para esta parcela da população.

Ainda, a presente edição traz artigos sobre neoliberalismo versus democracia social, sistema financeiro como possível redutor de desigualdade social, o povo indígena e o direito à terra, e o bem-estar para os povos tradicionais. Por fim, uma entrevista com Rubem Siqueira da Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia, que fala sobre como o cenário atual tem impactado na vida dos povos do campo, das águas e das florestas, não apenas do povo de vista da política contrária à reforma agrária e de negação dos territórios dos povos originários e tradicionais, mas também do recrudescimento da conflitividade e violência em níveis inéditos. Como contraponto, apresenta o movimento de  articulação e resistência desses povos.

Confira aqui os artigos na íntegra, também disponíveis para download.