Linhas temáticas

Defesa da terra e território


No campo e na cidade, a terra e o território são elementos fundamentais para a existência das populações em todo mundo. A terra aqui não é pensada apenas como meio de produção, e sim como componente dentro da dinâmica de vida. O território é identificado para além do espaço, são as relações, a cultura e a ancestralidade de um povo em determinado tempo e local. Nesse sentido, esta defesa é central porque diz respeito à vida, à autonomia e à busca pela soberania de um povo.

Direito à comunicação


A compreensão de que o acesso aos meios de comunicação como um direito básico é fundamental para que esta seja uma pauta para toda e qualquer organização contra-hegemônica. No Brasil, algumas empresas dominam o setor da comunicação, monopolizando os discursos e narrativas sobre a realidade. Nessa atual estrutura, não só os movimentos populares não tem voz para expor suas pautas, como são criminalizados e deslegitimados diante da opinião pública.

Juventude e gênero


A juventude é o segmento dentro de uma comunidade, seja ela rural ou urbana, que anima a luta e tem a tarefa fundamental de dar segmento à ela. Por isso, a formação e organização dos jovens é umas das chaves para a construção de novos valores e novas relações sociais. Isso nos permite perspectivar uma nova sociedade. Quanto as mulheres, são estas mais da metade da população que vivem sob um sistema de opressões conjungadas e sofrem múltiplas violências, dentro e fora de casa. Mas, ainda sim, são protagonistas de muitos processos de luta, de criação e recriação de formas de existir e resistir. São responsáveis não apenas pela reprodução, mas pela produção da vida, seja na cidade ou no campo. Por isso, a necessidade fomentar a organização das mulheres para romper os ciclos de violência do machismo, racismo e de classe, e mais ainda, tomarem consciência do papel histórico que hoje e sempre exerceram.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
WhatsApp