Programas

Programa de Memória


Esta equipe é responsável pela organização e disponibilização da documentação da entidade relativa à história dos grupos e lutas populares do Nordeste, desde a década de 50. Organizada em dois setores articulados: a Biblioteca Cláudio Perani e a Casa da Memória Popular (CAMPO).

- Biblioteca Cláudio Perani: reúne acervo de 25 mil títulos especializados em Ciências Humanas e um acervo de periódicos que cobre publicações do Brasil, América Latina e Europa.

- Casa da Memória Popular (Campo): composta por documentos relativos à memória de luta e organização dos movimentos sociais baianos e nordestinos, contendo relatos e experiências da histórica cultural e política vivenciada por trabalhadores rurais assalariados agrícolas, pequenos agricultores, assentados, boias-frias, sem-terra, sem-teto, lavadeiras, domésticas, sindicatos, educação popular, luta pela moradia, etc. As ações deste setor contam com a parceria da Universidade Federal da Bahia, através do Departamento de História.

Programa Rural


Assessora camponeses/as em luta pelo acesso e permanência na terra e apoia o fortalecimento da organização produtiva, com foco na juventude e nas mulheres, difundindo os princípios agroecológicos e formas alternativas de comercialização. A equipe atua, em estreita parceria com entidades e movimentos sociais do campo, com o acompanhamento das atividades nas áreas, discussão de assuntos de interesse coletivo e definição de sua atuação, de acordo com a programação e os objetivos de sua intervenção. Atualmente, assessora comunidades nas regiões do sudoeste e sul da Bahia, territórios cortados pelas bacias dos rios Pardo e de Contas.

Programa Urbano


Busca junto aos movimentos urbanos, resistir às intervenções do capital imobiliário e turístico, tendo como eixo fundamental a moradia digna e popular, e o bem viver. Atualmente, a equipe apoia comunidades no Centro Histórico de Salvador, Subúrbio Ferroviário, tendo como parceiros o Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB) e a Associação de Moradores/as e Amigos/as da Chácara Santo Antônio (AMACHA).

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
WhatsApp