
No dia 18 de fevereiro, a Rede Comparte realizou sua primeira Assembleia do ano, com a participação de 32 pessoas de 8 países da América Latina, Estados Unidos, Canadá e Espanha, entre representantes de centros sociais e entidades parceiras como universidades e fundações. Este encontro reafirmou o compromisso da Rede na construção de alternativas econômicas sustentáveis em territórios marcados por múltiplas crises.
A jornada começou com uma mensagem motivadora do coordenador da Rede e do delegado socioambiental da CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe), que nos encorajou a manter a esperança e o humor nestes tempos de incerteza. Para nos inspirar, ouvimos a canção Vivir con valor, marcando o início de um espaço de reflexão e trabalho colaborativo.
Principais conquistas do Plano Operativo 2024 e projeção do Plano Operativo Anual 2025
Na primeira parte da Assembleia, foram compartilhados o fechamento econômico e alguns marcos do Plano Operativo 2024, entre os quais se destacam:
- Fortalecimento da estrutura organizativa e da identidade coletiva.
- Impulso às ações pró-equidade de gênero.
- Avanços nos circuitos econômicos solidários e sistemas participativos de garantias.
- Implementação do Sistema de Auditoria Socioambiental.
Além disso, foram apresentados o orçamento e o Plano Operativo para 2025, alinhados com as 7 mudanças estratégicas que nos guiarão até 2027 (PE Comparte 24/27).
Diálogo sobre o Sistema Organizativo da Rede e criação de subcomissões
Na segunda parte do encontro, foi socializado o documento do Sistema Organizativo da Comparte, permitindo um valioso espaço de reflexão e diálogo em grupos. De modo geral, os grupos validaram a estrutura organizativa atual, embora tenham destacado a necessidade de dar maior visibilidade às organizações produtoras e fomentar sua participação ativa nas instâncias da Rede.
Para dar continuidade a esse processo, foram estabelecidas quatro subcomissões, nas quais os centros sociais são convidados a participar:
- Estrutura organizativa.
- Composição e funcionamento dos grupos de trabalho.
- Composição e funcionamento da Equipe Dinamizadora.
- Articulação com outros atores.
Na próxima Assembleia, programada para julho, serão apresentados os procedimentos de seleção, duração e renovação dos cargos, bem como os mecanismos de articulação entre as instâncias da Rede.

Mudança na Secretaria Executiva da Comparte
Um dos anúncios mais importantes da jornada foi a mudança na Secretaria Executiva da Rede. Claudia Ruiz, da ASERJUS (Asociación Servicios Jurídicos y Sociales – Guatemala), assumirá essa função, substituindo Álvaro Idárraga, a quem agradecemos profundamente por sua liderança e compromisso com a Rede.
Novas iniciativas e próximos encontros
Por fim, os centros sociais foram convidados a participar da:
- Comunidade de Prática do Sistema de Auditoria Socio-Ambiental (SASA), um espaço para compartilhar experiências e construir significados comuns sobre os indicadores e o processo conjunto do SASA.
- Sessão online informativa do dia 4 de março sobre o processo de construção coletiva do Marco Comum de Gênero da Red Comparte, que será dinamizada pelo Grupo de Trabalho de Gênero da Rede, em parceria com o LAINES (Laboratório de Inovação Econômica e Social) da Universidade Iberoamericana de Puebla (México).
A Assembleia concluiu com um momento de inspiração, guiado pelo simbolismo da espiral andina e pela canção El churo de la vida, lembrando-nos do sentido profundo de nossa caminhada coletiva.
Seguimos avançando juntos/as rumo a um horizonte de maior justiça social e ambiental!