
O século XXI, ainda em sua juventude, tem sido palco de transformações estruturais que reposicionam os países periféricos no centro dos debates sobre o futuro da ordem global. De crises econômicas e conflitos geopolíticos à ascensão da China e as movimentações do Sul Global, é possível afirmar que a velha ordem estabelecida sofreu abalos antes inimagináveis, tensionando ainda mais as relações de dependência econômica entre os países. É nesse cenário que convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem seus artigos para o dossiê “(Sub)desenvolvimento e protagonismo dos países periféricos: as mudanças estruturais globais no século XXI e o sul geopolítico”.
A proposta é problematizar, a partir de diferentes perspectivas teóricas e empíricas, o lugar ocupado pelos países periféricos no atual cenário geopolítico. O dossiê busca compreender tanto as permanências das relações desiguais de dependência quanto as brechas e tensionamentos que emergem de iniciativas de integração regional, da diversificação das parcerias comerciais e da atuação de instituições como os BRICS. Em que medida o sul global constitui um projeto político coerente? A presença de potências tradicionais e emergentes nos territórios periféricos renova ou atualiza antigas formas de subordinação?
Serão bem-vindos artigos que abordem, entre outros eixos: a conjuntura geopolítica contemporânea, o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, comércio internacional e investimentos nas relações centro-periferia e periferia-periferia, integração regional, organizações internacionais, soberania, dependência e o papel da China no cenário global.
Organizado por Elsa Sousa Kraychete e Gustavo Melo Novais da Encarnação Lopes, ambos vinculados à UFBA e ao Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), o dossiê aceitará submissões até 30 de maio de 2026.
Convidamos a comunidade acadêmica, movimentos sociais e organizações da sociedade civil a somar esforços nesta reflexão coletiva. Que análises críticas e comprometidas com a emancipação dos povos podem contribuir para pensar os rumos do desenvolvimento no atual cenário de disputas hegemônicas? Sigamos na construção de um debate coletivo e necessário!
Para saber mais acesse: Chamada para o Dossiê: (SUB)DESENVOLVIMENTO E PROTAGONISMO DOS PAÍSES PERIFÉRICOS: AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS GLOBAIS NO SÉCULO XXI E O SUL GEOPOLÍTICO