Antônia Garcia: presente!

À família, companheiras e companheiros de Antônia Garcia.
O Centro de Estudos e Ação Social lamenta o falecimento, no dia 05 de dezembro de 2021, da nossa companheira Antônia Garcia.
Assistimos o início da sua caminhada na militância e tivemos o privilégio de termos como assessora na Equipe Urbana do CEAS, contribuindo na luta contra o racismo, as desigualdades de gênero, na defesa da moradia digna e popular, na formação política e organização de liderança da associação de moradores de plataforma e em diversos bairros de Salvador. Foi uma liderança e presidenta na FABS – Federação de Associação de Bairros.
Nossa querida Antônia Garcia fez uma bela trajetória junto aos mais pobres, apoiando as comunidades de base, as organizações de assessoria, o movimento negro e movimento feminista; usou dessas experiências para ocupar o espaço da Universidade, fez mestrado e doutorado sobre estas temáticas e as questões urbanas. Posteriormente, tornou-se professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apoiando, como socióloga, mulheres e homens que se propuseram a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, foi uma mulher à frente do seu tempo e viveu uma vida de luta, resistência e orgulho.
Mulheres como Antônia Garcia não morrem nunca, sua memória continuará iluminando a luta por outro mundo possível. Nossos passos vêm de longe e continuaremos a dar mais passos. Contra todas as formas de opressão, nenhum passo atrás!
Enlutados, nos solidarizamos com as companheiras e companheiros, familiares, e expressamos aqui nosso agradecimento pela contribuição às lutas populares e pelo legado que Antônia Garcia deixa em defesa da vida.
GRATIDÃO pela sua existência entre nós, pela memória e pelo testemunho de vida que você nos deixa!