Comunidades Azuis: Rio Pardo Vivo

Dados e perspectivas sobre os desafios da luta pela preservação do Rio Pardo: A água é um bem comum!

Com o objetivo de tratar sobre os desafios da luta de preservação da Bacia do Rio Pardo a HEKS Eper, agência de cooperação suíça e parceria do CEAS, desenvolveu um vídeo que reúne dados importantes acerca da Bacia do Rio Pardo, partindo diretamente de uma abordagem de gestão sustentável de bacia hidrográfica.

A articulação em defesa do Rio Pardo é composta por entidades da sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos e associações de agricultores dos estados da Bahia e de Minas Gerais. O Rio Pardo é responsável por diversos aspectos da vida das comunidades que existem em seu entorno, sejam esses econômicos, sociais e ambientais.

Entre os principais desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais que dependem do Rio Pardo de Minas para sobreviver e desenvolver suas atividades, quatro estão em destaque, são eles: A monocultura de Eucalipto, desmatamento, esgoto lançado direto no rio e irrigação para exportação. 

Confira o vídeo completo e ouça, a partir de diferentes perspectivas os desafios e reivindicações de quem faz parte da luta em torno da preservação da Bacia do Rio Pardo: