Nesta quinta, gostaríamos de retomar um momento importante: O lançamento da cartilha e as boas-vindas às 120 famílias da Ocupação Quilombo Paraíso que conquistaram a moradia. Afinal, celebrar as nossas vitórias é combustível na luta!
No dia 26 de agosto, estivemos no conjunto habitacional Paraguari II, em Periperi, junto à lideranças do MSTB, Coletivo Incomode e Guardiões da Apa Bacia do Rio Cobre dando boas-vindas às famílias residentes do conjunto. São 120 famílias que residiam na Ocupação Quilombo Paraíso e estão em processo de recebimento do imóvel, mudança para a nova moradia e projetando perspectivas de continuidade de luta que não é encerrada diante da conquista do imóvel.
Em 2009 cerca de 450 famílias organizadas no Movimento Sem Teto da Bahia ocuparam um terreno abandonado há anos pela Empresa Baiana de Saneamento e Águas da Bahia (Embasa), em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador, fazendo cumprir a função social desta área abandonada. Após 13 anos de trabalho coletivo, resistindo ao sol, chuva e diversas tentativas empregadas pelo Estado de expulsar a comunidade, as 120 famílias conquistaram a moradia.
Os tempos de comemoração também são tempos de traçar novas estratégias de luta, afinal:
“A luta não termina só nas quatro paredes”.
– Rita Ferreira, moradora da Ocupação Quilombo Paraíso e Coordenadora Estadual do MSTB