Campanha de aliança campo e cidade distribui alimentos agroecológicos em acampamento no sudoeste

No dia 30 de julho, foi realizada mais uma etapa da campanha “De movimento a movimento: aliança campo e cidade por soberania alimentar e defesa do território”, com entrega de 70 cestas de alimentos (cerca de 1 tonelada) no sudoeste baiano.

A ação da campanha, articulada pelo CEAS em parceria com a Rede Bem Viver de Vitória da Conquista, contemplou famílias do acampamento Terra Nobre do Movimento ASTERRAS, em Vitória da Conquista. Os alimentos agroecológicos são oriundos de comunidades agricultoras da região sudoeste: Lagoa e Água Verde em Cândido Sales, Cedro e Cachoeira em Ribeirão do Largo, Água Preta em Encruzilhada e Água Sumida em Itarantim.

Em junho, em plena pandemia, as/os moradores de Terra Nobre passaram por um processo violento de despejo pela prefeitura do município e as famílias estão vivendo em situação de insegurança alimentar, agravada pela pandemia de covid-19.

De um lado, a aquisição de alimentos fortalece a produção e a autonomia econômica das famílias agricultoras; de outro lado, auxilia na permanência das trabalhadoras e trabalhadores em seus territórios em meio ao grave contexto de crise sanitária, econômica e social.