CEAS APRESENTA “PNAE” A AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ENCRUZILHADA-BA.

Nos meses de março e abril, o CEAS marcou presença em reuniões, no município de Encruzilhada-BA, com agricultores e associados (Vila Corina e Vila do Café), com o objetivo de conhecer os moradores do município, além de apresentar o PNAE e suas funcionalidades para que a comunidade pudesse ter conhecimento sobre a importância de concorrer ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Célia, moradora de Encruzilhada-BA, relatou que só teve conhecimento sobre o edital nas reuniões e também ressaltou a importância com o diálogo que teve com os membros da equipe do CEAS, que a incentivaram a mobilizar os associados das associações Água Preta e Espírito Santo a participarem.

A articulação realizada pelo CEAS, juntamente com pessoas e instituições parceiras (Associação de pequenos Produtores de Vila Corina; MPA – Movimento dos Pequenos Produtores; Assessoria Amaral – Adenilson; Associação de Pequenos Produtores de Água Preta; Associação Mumbuca Cannaã), proporcionou que, pela primeira vez, na história do município, os agricultores da região pudessem concorrer ao PNAE. É preciso destacar que os esforços e a mobilização coletiva valeram muito a pena, pois a comunidade foi contemplada.

Valdir, associado da Vila Corina, destacou a importância do PNAE. “Nossa luta para conseguir concorrer ao edital do PNAE foi grande, mas, no fim, a vitória veio. Agora, nos resta produzir e nos organizar mais e mais”, declarou o associado Valdir.

Vale citar que, durante as articulações sobre o PNAE, foi ressaltada a importância dos Produtores continuarem a produzir, com qualidade, os alimentos, pois teriam prazos bem definidos para realizarem as entregas. Além disso, debates sobre a questão do meio ambiente e a necessidade de apoio a um projeto de reflorestamento foram realizados. Na associação de Vila Corina, por exemplo, surgiu a proposta de produzir mudas na própria comunidade a fim de reflorestar as nascentes. É importante lembrar que, para este trabalho, a prioridade é dar oportunidade a jovens e mulheres trabalhadores da comunidade.

Como resultado de todo o esforço coletivo, mais de 2 toneladas de alimentos estão sendo entregues por agricultores inscritos, ligados diretamente ao projeto (10), e também por agricultores parceiros (cerca de 23) da Associação Vila Corina, Associação Mumbuca e Água Preta. O objetivo é envolver o maior número de parceiros que for possível. 

A vitória no edital do PNAE está possibilitando que, aproximadamente, 750 alunos, de colégios estaduais do município de Encruzilhada-BA, tenham acesso a alimentos saudáveis produzidos pela agricultura familiar.