CEAS debate desafios da luta popular em contexto de pandemia

No dia 16 de dezembro, o Centro de Estudos e Ação Social realizou mais uma edição do seu Dois Dedos de Prosa, cujo tema foi “Pandemia e os desafios para a luta popular: redes de solidariedade e resistência aos retrocessos sociais”. O evento online contou com a participação de representantes de organizações e comunidades parceiras, que relataram os impactos da pandemia de covid-19 nos territórios, que alterou a dinâmica da vida e a busca por soluções comunitárias para problemas que se agravaram nesse contexto, como por exemplo a questão da fome, moradia, acesso à água e desemprego.

Ainda, o debate contou com reflexão sobre a conjuntura nacional, apontando como a pandemia é resultado da crise social, ambiental e civilizatória do capitalismo em todo o mundo. Também foram pontuados o cenário de avanço de governos autoritários e fascistas, das políticas de privatização dos bens comuns (água, terra, alimentos) e da militarização nos territórios, do racismo e xenofobia. Ainda, no Brasil, as ações do governo reforçam uma política genocida contra o povo preto e indígena

Em contrapartida, destacaram-se a ampliação das redes de solidariedade entre comunidades e organizações sociais; a criatividade e a capacidade de resistência dos povos; o fortalecimento da aliança campo e cidade, da luta por soberania alimentar e por autonomia dos povos e territórios; e a urgência de colocar em ação práticas integrativas de cuidado individual e coletivo.