CEAS realiza Assembleia e fortalece seu compromisso com justiça socioambiental

Dezenas de parceiros e parceiras de movimentos sociais, entidades religiosas e associados estiveram presentes em mais uma Assembleia Ordinária e Extraordinária do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS). Realizada de forma híbrida no dia 23 de abril, o encontro foi um importante momento para compartilhar os resultados da atuação da entidade no ano passado e também reafirmar os valores e lutas que mobilizam as ações do CEAS neste ano.

Na ocasião, Maicon Leopoldino, secretário-executivo da entidade, apresentou uma síntese das principais iniciativas e resultados das equipes do CEAS ao longo do ano de 2023. A Equipe Rural, por exemplo, apoiou ações que resultaram na comercialização de 40 toneladas de alimentos agroecológicos via Programa Nacional de Alimentação Escolar e 15 toneladas de cacau orgânico. Na Equipe Memória, são destaques as iniciativas de formação e organização do acervo da Biblioteca Padre Cláudio Perani, como o projeto “História e Memória dos Movimentos Sociais na Bahia”, realizado em parceria com a UFBA, e que também pretende organizar centros de memória popular em comunidades de Salvador. Já na Equipe Urbana, algumas das ações de maior relevância estão ligadas à luta fundiária, sobretudo no Centro Antigo de Salvador, que resultou, por exemplo, na audiência pública “Viver, Morar e Trabalhar no Centro de Salvador” e a criação do  Núcleo de Mediação de Conflitos do Centro Antigo da capital baiana.

Raquel Souza, administradora do CEAS, também compartilhou de forma didática os resultados do balanço financeiro da entidade, cujo relatório foi aprovado na Assembleia. Por fim, tivemos também a eleição da Secretaria Executiva do CEAS, que renovou a atuação de Maicon Leopoldino pelos próximos dois anos à frente da pasta. Os presentes e o próprio Maicon, no entanto, reiteraram que a construção do CEAS é coletiva e se dá no fazer cotidiano, com corações e mentes de inúmeros parceiros e parceiras dedicados ao compromisso com a justiça socioambiental. 

Agradecemos a todas e todos que puderam comparecer física e virtualmente e convocamos toda nossa diretoria, associados/as e parceiros/as para seguirmos juntos em mais um ano de lutas!