Comitê Executivo da revista Cadernos do CEAS planeja os novos passos da publicação

Na última sexta-feira (14), o Comitê Executivo da revista Cadernos do CEAS se reuniu para planejar as próximas edições do periódico. Com inserção de novos pesquisadores ao grupo, o comitê definiu os temas dos cinco próximos dossiês a serem publicados, que tratará desde a temática ambiental até a história do movimento negro no país. 

O “Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades” é um periódico lançado pelo Centro de Estudos e Ação Social em parceria com a Universidade Católica do Salvador (UCSal) e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Desde 1969, quando foi lançada, a revista busca discutir temas que se relacionam com as questões sociais, na perspectiva de analisar a realidade brasileira e sua inserção internacional, bem como apontar iniciativas da classe trabalhadora como caminho para a superação das opressões e da desigualdade social no país. Em suas 256 edições, a revista já abordou temas como reforma trabalhista, saúde mental, África e América Latina. 

Agora, com a presença de mais quatro novas pesquisadoras – profª Renata Dutra, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNB; profª Any Ivo, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA; profª Lisie Oliveira, do PPG em Estudos Territoriais da UNEB; e profª Adriana Nogueira, do curso de Direito da UEFS – o comitê planejou os próximos passos da revista e definiu os novos dossiês da publicação. 

Dossiês são edições que reúnem estudos sobre um mesmo tema, ao contrário das edições regulares da revista, que trazem artigos com diferentes assuntos. Os próximos dossiê trarão estudos envolvendo os seguintes temas: habitação popular e questão urbana; imperialismo e conflitos na América Latina; Movimento Negro: 45 anos de história pós refundação; Amazônia e questão ambiental; e Terra, território, movimentos sociais e conflitos. 

Para cada uma dessas edições temáticas, pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa do Brasil e da América Latina serão convidados a colaborar. 

Para Joaci Cunha, membro da coordenação do CEAS e coeditor da revista, “esses temas merecem destaque porque se apresentam centrais na realidade atual latino-americana e brasileira”, destaca. As chamadas para os artigos serão divulgadas no site e rede sociais do CEAS, bem como no site da revista e das demais instituições responsáveis pelo periódico. 

Para conhecer as edições anteriores dos Cadernos do CEAS, clique aqui.