Lançada pelo Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT – BA), a cartilha é um guia essencial para comunicadores(as) populares de todas as idades.

Em tempos de redes sociais, inteligência artificial e maneiras cada vez mais rápidas de se comunicar, o que não faltam são iniciativas de comunicação despontando nos territórios.
Foi para contribuir com essas iniciativas e ajudar a criar outras que o CEAS e a CPT produziram a Cartilha “Bora falar de Comunicação Popular?”, um material pedagógico construído a partir de experiências territoriais e muito estudo sobre comunicação.
Você vai descobrir na cartilha:
O conceito da Comunicação Popular:
Entenda como essa concepção rompe com a falsa neutralidade da mídia hegemônica e assume explicitamente o lado do povo na luta contra as opressões do sistema capitalista.
O processo histórico da Comunicação:
Da história das comunicações humanas às ferramentas tecnológicas atuais – como potencializar vozes populares na era das redes?
Formação na Prática:
A cartilha valoriza o saber popular e mostra como qualquer pessoa pode se tornar um comunicador(a), desde que tenha disposição e vontade de mudança.
Convocatória à Ação:
Um convite para você refletir: “Como desenvolver a comunicação popular no território?” Denúncias, cultura, arte, mobilizações, na luta do povo, todas as armas são poderosas!



Acesse, divulgue e organize a Comunicação Popular no seu território!
Baixe aqui a cartilha “Bora Falar de Comunicação Popular?”
Cartilha – Bora falar de Comunicação Popular?
Realização: Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA) e Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)
Autoria: Helenna Castro (CPT) e Lorena Carneiro (CEAS)
Ano: 2024