Conheça o Dossiê “A Luta pela Moradia Digna e a Defesa do Bem Viver na Ocupação Quilombo Paraíso – MSTB”

É com imensa alegria que o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) apresenta o dossiê “A Luta pela Moradia Digna e a Defesa do Bem Viver na Ocupação Quilombo Paraíso – MSTB”. Esta publicação, construída por muitas mãos, é o resultado de 17 anos de acompanhamento e assessoria popular à histórica luta do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB) no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Trata-se de um material que documenta, analisa e dá visibilidade a uma trajetória de resistência e construção coletiva.

O dossiê se configura como um instrumento de memória, denúncia e anúncio. Ele sistematiza o processo da Ocupação Quilombo Paraíso, um território onde a luta pela moradia é indissociável materializa a histórica resistência negra e periférica. O documento apresenta múltiplas faces do conflito fundiário urbano, a violência institucional e o racismo estrutural que moldam as dinâmicas de segregação em Salvador, impedindo o direito à moradia e à cidade da população periférica da capital.

Mais do que denunciar, porém, a publicação celebra e evidencia a força da auto-organização popular. Ela narra como famílias, tendo as “mulheres negras enquanto guardiãs dos territórios e protagonistas da luta em defesa de direitos”, não apenas resistiram aos despejos e às violações de direitos, mas seguem na construção com luta e solidariedade da comunidade do Bem Viver.

O dossiê “A Luta pela Moradia Digna e a Defesa do Bem Viver na Ocupação Quilombo Paraíso – MSTB” é uma contribuição coletiva para movimentos sociais, pesquisadores, estudantes e todos os que se dedicam a compreender as lutas urbanas na Bahia e no Brasil. Ele oferece um olhar aprofundado sobre os mecanismos da opressão raciais, mas, sobretudo, reflete as estratégias de resistência e enfrentamento populares a esse modelo. Em outras palavras, uma ” ferramenta política e pedagógica para inspirar outras lutas.”

Baixe o dossiê aqui!

.