Intercâmbio Campo – Cidade: Campanha de Movimento a Movimento

No último final de semana, entre os dias 03 e 06 de novembro, o CEAS em parceria com o Movimento CETA, no território do Assentamento Dois Riachões, com Movimentos Sociais urbanos e comunidades que travam luta por território e moradia digna em Salvador como o MSTB, Articulação do Centro Antigo, Ladeira da Preguiça, Gamboa de Baixo, Ladeira da Conceição e comunidades rurais da região do Sudoeste da Bahia como Cachoeira em Ribeirão do Largo e Vila Corina, promovemos o primeiro Intercâmbio Campo x Cidade da Campanha de Movimento a Movimento.

Como resultado da Campanha que distribuiu cerca de 24 toneladas de alimentos durante o período da pandemia e apresentou na prática o alimento e a soberania alimentar como articulador da luta por terra e território no campo e na cidade, o intercâmbio buscou construir coletivamente um espaço potente que evidenciou a necessidade de continuar construindo uma luta coletiva. 

Durante o período compartilhamos o histórico de luta dos movimentos e comunidades, conhecemos o território e discutimos questões relevantes para o contexto da luta por terra e território no Brasil, a reforma agrária e a moradia popular foram pautas centrais em diversos momentos. Algo presente no contexto atual no Assentamento Dois Riachões é a produção do cacau de alta qualidade, tivemos o momento de reconhecer o cacau, conhecer fábrica de chocolate e assistimos ao filme “Cacau e Liberdade”. Durante o encontro falamos a respeito de aspectos da soberania alimentar e isso foi reforçado na prática através das refeições oferecidas durante a programação. 

O fim da atividade foi marcado pelo desejo de ficar mais tempo e pela reafirmação que a luta popular, especialmente do povo negro, é atravessada por resistência, reinvenção e coletividade. A certeza é que terra é poder e continuamos lutando para conquistar o que é nosso!

A luta segue construindo moradia digna, reforma agrária, soberania alimentar e luta popular!

Confira mais detalhes sobre a Campanha de Movimento a Movimento clicando aqui