Lançamento Caderno do CEAS ed. 255

Na última sexta, 14, realizamos o Lançamento da edição número 255 do Caderno do CEAS. Durante o lançamento, que trouxe o Dossiê “A presença da China no Brasil e América Latina na conjuntura atual: Colaboração ou Novo Imperialismo?”, discutimos as relações internacionais e avaliamos a conjuntura de confronto aberto entre as potências estrangeiras. 

Em formato híbrido, contamos com a presença de aproximadamente 30 pessoas em nosso salão e mais de 50 acompanhando o encontro de maneira remota. Entre as pessoas presentes, representantes de movimentos como o GRUMAP, MSTB, Articulação do Centro Antigo e Gamboa de Baixo fizeram parte do encontro, assim como a comunidade acadêmica da UFBA e UCSal, entre professoras/es e estudantes. 

O momento marcou mais uma discussão que reafirma o compromisso do Caderno do CEAS com a análise profunda e crítica do contexto político da América Latina e do Brasil. Refletir acerca da hegemonia e compreender a perspectiva de inserção do Brasil na esfera mundial, é decisiva para que possamos refletir acerca das políticas a serem desenvolvidas para trabalhadores, mulheres, juventudes, negritude e outros grupos minorizados no Brasil.

Para Joaci Cunha, assessor do Ceas e co-editor dos Cadernos, o CEAS representa para várias gerações um espaço democrático de reflexão e debate crítico sobre o Brasil, a América Latina e o mundo desde a década de 70.

A discussão sobre a presença da China no Brasil e América Latina contou com a mediação da profa. Dra. Elsa Kraychete (UFBA), com a exposição dos professores Jorge Almeida (UFBA) e Eleutério Prado (USP). 

Jorge Almeida ressaltou a relevância dos Cadernos do CEAS para a discussão política, geral e teórica. “Os Cadernos sempre tiveram o papel de mediação, de receber contribuições de perfis acadêmicos diversos e sempre esteve no lugar de relevância para o debate e formação política, reafirmando o compromisso do CEAS com o assessoramento de movimentos e organizações sociais e trazendo a perspectiva de ação social presente em seu nome.” 

Duiner Cambanco, doutorando em Relações Internacionais na UFBA, esteve pela primeira vez no espaço do CEAS e diz ter sido marcado por uma discussão que, para ele, foi extremamente positiva, especialmente pela relação entre o tema abordado e a pesquisa que desenvolve. “O espaço foi de aprendizado e representa muito mais do que um simples encontro”, disse Duiner.

Para o CEAS, foi mais um lançamento marcante, especialmente por retomar as atividades presenciais através de um espaço potente de diálogo e com a companhia de quem já vem tecendo esperança na luta junto com a gente. No final comemoramos o lançamento e fortalecemos os vínculos entre o CEAS e nossas parceiras e parceiros.

Para conferir o momento de Lançamento e discussão, clique aqui.

Acesse o Caderno do CEAS ed. 255 e Dossiê completo neste link.