Movimento CETA mantém ações de solidariedade em combate à fome

O Movimento CETA (Movimento Estadual dos Trabalhadores Rurais Assentados, Acampados e Quilombolas) do sul da Bahia dá continuidade às ações de solidariedade, com distribuição de alimentos agroecológicos, buscando contribuir com a segurança alimentar de famílias em comunidades rurais e urbanas.

No dia 28 de julho, foram entregues 50 cestas de alimentos a famílias em vulnerabilidade social no município de Ibirapitanga e nos distritos de Itamarati e Novo Horizonte. As doações foram feitas em articulação com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município, o qual prestou apoio de transporte e logística.

Cerca de 246 pessoas foram beneficiadas nesta fase, com 750 kg de alimentos produzidos por 18 famílias das comunidades Boa Esperança e Dois Riachões e da Associação dos Produtores de Cachaça e derivados da cana de açucar de Itarantim.

Há 25 anos, o CETA vem atuando em toda a Bahia pelo acesso à terra, através da luta pela Reforma Agrária, e conta com a parceria do Centro de Estudos e Ação social. Além da terra, a defesa do território, dos bens comuns e da agroecologia são as bases para a atuação política nas comunidades, fomentando a participação da juventude e das mulheres, a autonomia econômica das famílias e a soberania alimentar.

Neste contexto imposto pela pandemia de covid-19, além desses princípios e linhas de atuação, o CETA incorporou com mais força a proposta de aliança entre trabalhadoras/es e comunidades do campo e da cidade a partir dos laços de solidariedade e das ações de combate à fome e defesa da vida.