Nota de solidariedade | Irmã Maria Emídia, presente!

É com profundo pesar que registramos o falecimento da Irmã Maria Emídia no último domingo (28), na Itália, onde residia atualmente. Grande lutadora popular e defensora dos mais pobres, Irmã Maria Emídia fazia parte da congregação Irmãs da Divina Vontade e contribuiu na Comissão Pastoral da Terra (CPT) na diocese de Itabuna, no sul da Bahia.

Nos anos 80, foi presença firme nas lutas em Santa Luzia, enfrentando pistoleiros junto às famílias da região na luta pela reforma agrária e deu suporte ao CEAS e à CPT para as suas atividades no território. Na sua atuação junto à CPT e em parceria com o CEAS e o CIMI,  também esteve também no apoio ao Povo Pataxó Hã Hã Hãe, que iniciou a retomada de suas terras que constituem a Reserva Catarina Paraguassu no municípios de Pau Brasil, Camacã e Itajú do Colônia.

Irmã Emídia também contribuiu na criação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) paroquial e na articulação das CEBs na Diocese de Itabuna. Foi também uma incansável apoiadora das lutas das mulheres, na geração de renda e empoderamento contra a violência doméstica. Em Santa Luzia, contribuiu na emancipação do município, na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a oposição sindical e fez parte do processo de criação da paróquia, que teve assessoria do Padre Cláudio Perani (CEAS), da CPT e CEBs. Lá, também acolheu várias famílias pobres na paróquia, e em especial a viúva Maria Batista de Souza e seus filhos, cujo marido fora assassinado juntamente com outros companheiros que lutavam pela desapropriação da terra na chamada Chacina do Sarampo, em Canavieiras. 

Com uma vida dedicada à luta por justiça social e direitos humanos, Irmã Maria Emídia sempre estendeu a mão para quem mais precisava. Ela se definia como “Mão Grande”, no sentido de que tinha como missão de vida a solidariedade e a busca por mais ajuda aos excluídos. Com a plena certeza de que ela cumpriu seu propósito entre nós, saudamos sua memória e firmamos nosso compromisso de seguir com seu legado de luta e resistência por uma sociedade mais justa e fraterna. 

Irmã Maria Emídia presente agora e sempre! 

Centro de Estudos e Ação Social – CEAS

Comissão Pastoral da Terra – CPT