


Na madrugada de 24 para 25 de janeiro de 1835, as ruas de Salvador foram tomadas por um levante histórico: escravizados de origem africana, em sua maioria muçulmanos – os malês -, enfrentaram por horas soldados e civis armados.
A Revolta dos Malês foi uma das mais importantes rebeliões de escravos nas Américas, um episódio de coragem, organização e resistência que abalou as estruturas do modo de produção escravista brasileiro.
No livro “Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês (1835)” João José Reis mergulha em uma das mais ricas documentações judiciais do período para reconstruir não só os eventos da revolta, mas a vida, a cultura e as estratégias dos lutadores e lutadoras escravizadas na Bahia.
Esta é uma obra fundamental para compreender a luta pela liberdade, as marcas da escravidão em nossa história e o papel da organização popular no processo de libertação dos povos escravizados na Bahia e no Brasil.
Esse e outros títulos estão disponíveis na Biblioteca Claudio Perani! A biblioteca funciona na sede do Ceas de segunda a sexta das 9h às 15h.
Nos faça uma visita e acesse nosso acervo!