O município de Itarantim, no sudoeste da Bahia, abriga uma cadeia de serras que são verdadeiras guardadoras de vida: além de possuir nascentes que alimentam rios e córregos da Bacia do Rio Pardo, elas garantem a água que abastece a população rural e urbana e que sustentam toda a produção agrícola e pecuária, base da economia local.

Atualmente, a região enfrenta uma grave ameaça com o avanço de pesquisas minerais, especialmente de Nióbio e Lítio, além do início de atividades de mineração de Nefelina. Esses empreendimentos colocam em risco as fontes de água que abastecem as famílias, a biodiversidade local, a saúde da população e o futuro socioeconômico do município. A mineração é reconhecidamente uma atividade com alto potencial de causar contaminação ambiental, escassez hídrica e impactos irreversíveis nos ecossistemas.
Diante desse cenário, a Comissão Popular de Meio Ambiente, em parceria com a Articulação Rio Pardo Vivo e Corrente, o Centro de Estudos e Ação Social e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração convida todas e todos para esse seminário onde discutiremos saídas coletivas para defender as serras, o presente e o futuro de Itarantim e da Bacia do Rio Pardo.
Data: 10 de maio de 2025
Horário: 8h às 16h30
Local: Centro Pastoral Dom Celso José , Rua Carmélio Santos (ao lado da rodoviária).