Suporte tecnológico SEIVA é lançado em Salvador para impulsionar Economia Popular Solidária

Movimentos sociais, profissionais da economia popular e solidária, entidades e organizações populares se reuniram no último dia 09 no auditório da CESE, em Salvador, para o lançamento do software Suporte Tecnológico para Estudo de Viabilidade de Empreendimentos da Economia Popular Solidária (SEIVA). A plataforma é um importante instrumento metodológico de gerenciamento dos estudos de viabilidade no campo da Economia Popular Solidária e busca ser uma iniciativa democrática e acessível a comunidades e organizações populares.

A mesa do lançamento foi composta por diversos nomes, como Gabriel Kraychete, que apresentou o novo visual e uso do SEIVA; Anne Sena, da UNISOL; e Tatiana Velloso, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O CEAS também esteve presente no lançamento e celebra a construção dessa importante ferramenta. Entendemos que o desenvolvimento do SEIVA é um importante marco para a economia popular e solidária e temos certeza que a inserção desta ferramenta na dinâmica do nosso trabalho nos territórios dará um salto de qualidade na atuação das comunidades do campo e da cidade.

Também saudamos a dedicação e o trabalho incansável do professor Gabriel Kraychete na construção dos saberes e processos que foram centrais para o desenvolvimento dessa ferramenta. Assessor histórico do CEAS, professor titular da Universidade Católica do Salvador, pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho (NET-UCSAL) e coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UCSAL, dentre outras muitas iniciativas, Gabriel tem uma longa e intensa trajetória de vida e carreira dedicada aos movimentos populares e ao desenvolvimento da Economia Popular e Solidária. Para nós do CEAS, é uma honra que nossos caminhos sigam se cruzando de diferentes formas, mas sempre guiados pelo projeto humano e democrático que defendemos.

O SEIVA

O SEIVA é uma ferramenta concebida para auxiliar na construção do plano de viabilidade dos empreendimentos da economia popular solidária. Baseado no material didático originalmente produzido pelos professores Gabriel Kraychete e Ricardo Costa, em 1998, denominado “Puxando o fio da meada: viabilidade econômica de empreendimentos associativos”, o SEIVA é o resultado de mais de duas décadas de interação com organizações da economia popular, instituições de ensino e pesquisa, e organizações governamentais e não governamentais. Além de aperfeiçoar o conhecimento dos trabalhadores sobre os seus empreendimentos econômicos, o uso do SEIVA permite a realização de ensaios de verificação, prevendo alterações nos produtos, quantidades, preços, custos e critérios de remuneração dos trabalhadores. Também é possível que o estudo de viabilidade seja refeito periodicamente, comparando os resultados previstos com os efetivamente alcançados na prática.