Universidades, movimentos e comunidades lançam Campanha Zeis Já!

Campanha Zeis Já! pretende contribuir para a difusão ampla do instrumento de política urbana chamado Zona Especial de Interesse Social. As ZEIS são áreas da cidade destinadas à moradia popular e nelas a prefeitura deve fazer a regularização dos terrenos e a urbanização incluindo infraestrutura e equipamentos como escola, posto de saúde, espaços de lazer e cultura. Tudo isso em sintonia com as necessidades de cada comunidade. Salvador possui 234 ZEIS estabelecidas pelo último PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 2016

Esta campanha inicia sua caminhada articulando universidades, movimentos sociais, associações comunitárias e coletivos urbanos. O principal objetivo é fomentar o debate público em torno do instituto das ZEIS e potencializar seu alcance político e social.

A ideia é que essa rede se constitua como um espaço de engajamento e articulação de lideranças comunitárias, atores do sistema de justiça, técnicos e gestores públicos. Defende a afirmação dos territórios populares de Salvador entendendo as ZEIS como instrumento estratégico para a garantia do direito à moradia e à cidade.

A campanha possui um comitê e uma equipe de apoio que se organiza em núcleos de trabalho voltados à realização de oficinas, criação de produtos de comunicação e divulgação.

A participação e adesão à Campanha ZEIS Já! é aberta a todas as pessoas, movimentos sociais, associações, coletivos e instituições que acreditam na construção de uma cidade justa e democrática, em que o direito fundamental à moradia seja garantido.

Vamos construir coletivamente esse projeto.

Você pode contribuir com a campanha das seguintes maneiras:

  • Compartilhando os conteúdos da campanha nas suas redes sociais, com vizinhos e amigos próximos;
  • Interagindo com as redes da campanha através do facebook, twitter e instagram;
  • Enviando sugestões e comentários para contribuir com a campanha, melhorar e ampliar o seu alcance.

Saiba mais no site: https://www.zeisja.org/

Instagram e twitter (@zeis_ja)

Facebook e Youtube: Campanha ZEIS JÁ!